A Embarcadero Technologies, líder em fornecimento de ferramentas de bancos de dados multiplataforma e softwares para desenvolvedores, juntamente com a Micro Focus, seu distribuidor aqui no Brasil, realizou no dia 15 de setembro de 2009, no centro de convenções Rebouças em São Paulo/SP, um mini-curso do recém lançado Delphi 2010.
O evento foi dividido em quatro palestras, todas com temas atuais e inovadores que realmente entusiasmou a comunidade Delphi brasileira que, mais uma vez, compareceu em peso e puderam ver de perto grande parte das novas funções e melhorias – que por sinal não são poucas (120) – do novo Delphi 2010.
Tivemos palestras em vários níveis, todas focando as novidades da nova versão.
Delphi 2010 – Como aumentar a produtividade com os novos recursos do IDE: Nessa apresentação o Andreano Lanusse (Embarcadero), que também esteve em Natal para um evento realizado pela Lógica Treinamentos em Junho passado, mostrou todas as novidades e melhorias da nova versão, que como sempre visam aumentar a produtividade do desenvolvimento. Também mostrou o roadmap das novas funcionalidades que estão por vir, entre elas podemos destacar: compilação para 64 bits, Multi-Core e o Cross-Plataform. Pois é, muito em breve poderemos gerar aplicações para Linux e Mac também.
Dinamizando suas aplicações Delphi com a nova RTTI: Com uma apresentação bastante prática o Bruno Lichot (MicroFocus) apresentou como ficou fácil criar framework de persistência objeto-relacional fazendo uso dos novos recursos da RTTI (Run-Time Type Information) e o dbExpress Framework 5. Esse exemplo eu já conhecia, pois, a pedido do Bruno Lichot, foi o Marcelo Varela, da Lógica Treinamentos, que desenvolveu o código do exemplo que o Bruno usou como base.
DataSnap 2010: Mais uma vez o Andreano, agora mostrando as novidades do DataSnap 2010, onde podemos ver o como ficou simples desenvolver aplicações muiti-camadas explorando novos recursos como: filtros para compactação e criptografia, execução chamadas assíncronas, troca de objetos JSON com outras plataformas como Java, .Net e PHP, JavaScript.
Implementando NF-e com Delphi 2010: Manoel Edésio (EDS Software) compartilha sua experiência em Nota Fiscal Eletrônica e nos mostra de maneira prática que o Delphi 2010 traz suporte ao SOAP 1.2, simplificando a integração de aplicações com a NF-e.
Um dos assuntos que mais chamou a atenção no evento foi a capacidades de trabalhar com as tecnologias Touch, Multi-Touch e Gesture, que permitem que os desenvolvedores construam aplicações similares as que encontramos no iPhone, isso com certeza abre um grande leque de oportunidades e inovações no desenvolvimento de aplicativos modernos e interativos compatível com as plataformas Windows 2000, XP, Vista e Windows 7.
“A disponibilidade de hardwares acessíveis e a demanda dos usuários por alimentações de dados mais naturais para netbooks, touchpads e kiosks não têm sido acompanhadas pela disponibilização de aplicações capacitadas para touch”, disse Michael Swindell, vice presidente de produtos da Embarcadero Technologies. “O Delphi e o C++Builder 2010 tornam a transição para as novas tecnologias – como a touch, por exemplo – menos penosa para os desenvolvedores. O RAD Studio 2010 é um investimento inteligente, uma vez que oferece aos desenvolvedores a funcionalidade necessária para que continuem à frente da curva de aprendizado, utilizando menos recursos e minimizando o retrabalho”.
sexta-feira, novembro 06, 2009
Lançamento do Delphi 2010 em São Paulo
11:44 AM
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário